Cruz – Sabedoria

“Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” (1 Coríntios 2:7,8)
Duas coisas me chamaram muito a atenção numa recente releitura deste texto. Primeiro o fato de que a sabedoria de Deus é ou está oculta em mistério; segundo que se os poderosos/governantes deste mundo a conhecessem não teriam crucificado ao Senhor da Glória, Jesus O Filho de Deus.

Muitas pessoas custam a entender a mensagem da cruz, ou resistem a crer nela, ou talvez se neguem a aceitá-la. Cruz é mensagem de sacrifício, de submissão, de obediência. A cruz era desnecessária para Jesus e não O mudou em nada, não o melhorou, não o edificou. Jesus não precisava ir para cruz para ser o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. A cruz era necessária para mim, me mudou, me melhorou e me edificou – bem como a todos aqueles a quem ela alcançou. A cruz tão somente revelou a Jesus como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores e quem precisa entender isso sou eu, não Ele.

Quando falamos de sabedoria de Deus não estamos falando de habilidade ou conhecimento humano, científico, artístico, poético, matemático, criativo – não, estamos falando de algo sobrenatural que em muito supera qualquer perspectiva humana e natural. Esta sabedoria se revelou de certa forma na cruz, pois a cruz nos mostra o quanto a humanidade não compreende os propósitos do coração de Deus com sua própria sabedoria. Somente a sabedoria de Deus revela o próprio Deus.

A mensagem da cruz não é uma mensagem sem sentido, ainda que não tenha lógica um justo morrer pelos injustos. Mas, como o texto diz, oculta em mistério, a sabedoria de Deus revela a Jesus como Seu Filho. Simples dedução: quem não a tem quer matá-lo, quem a tem quer servi-lo. A mensagem da cruz é uma mensagem para os que entendem o que Deus quer e não necessariamente para os que sabem o que querem. Fico intrigado ao ver o quanto as pessoas questionam a cruz, o ato de matar o Filho de Deus, mesmo as razões que levaram a isso – enquanto que o fato central é a natureza de Jesus, o que de fato é algo único e transformador para todos os que crerem.

A cruz não é uma mensagem, ela traz uma mensagem. Ela não é um recado, ela é um mensageiro. Ela não é um ensino, ela nos ensina. Ela não é a salvação, ela revela o Salvador. Cruz sozinha não tem sentido, cruz precisa de revelação.

Nosso desafio é buscar a Deus de todo coração, com sinceridade e disso obter revelação e sabedoria Dele, para entender o sentido verdadeiro e profundo da cruz. Isso sim, vai mudar nossa vida.

“Senhor, obrigado por me mostrar na Tua Palavra que o Senhor se importa em desvendar Teus mistérios. O que não entendo e não conheço não precisa me limitar. Ensina-me a Tua sabedoria.”

Fonte: ICHTUS

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail