Vidas em Jogo: Buscando alcançar todas as Nações

A noite cai sobre a cidade do Rio de Janeiro, e com a sua vinda mais um dia de evangelismo chega ao fim. Até hoje, mais de 180.000 recursos foram distribuídos, incluindo livros físicos em cinco idiomas, e-books em seis, e folhetos informativos que acompanham os cartões de download.

Todos discutem a necessidade de estar seguros nas ruas da cidade movimentada, mas poucos falam sobre as possibilidades das pessoas que podem ser encontradas. Na semana passada, a nossa equipe entregou recursos a um medalhista de ouro do Oriente Médio; a dois homens da equipe alemã de remo; a um pregador de rua judeu messiânico, que ouve R.C. Sproul no rádio e a milhares de outros homens e mulheres cujos nomes jamais serão noticiados, mas cujas almas não são menos importantes.

Nestas semanas dos Jogos Olímpicos de 2016, uma grande porta foi aberta aqui no Rio. Caixas de livros são contabilizadas e voluntários as abrem nas calçadas ou bancos, compartilhando generosamente com outros que como eles se espalham para cobrir uma localidade. De volta à sede, uma pequena equipe se comunica com as igrejas que solicitam recursos, fornece informações a pessoas que se oferecem para ajudar na distribuição, controla vários aspectos do trabalho e atualiza a mídia social com fotos e vídeos da obra.

Enquanto televisores em todo o globo sintonizam em estádios e arenas situados entre os arranha-céus, ruas angulares, praias deslumbrantes, edifícios e morros desta cidade famosa, a igreja mobiliza os seus membros. Homens, mulheres e crianças se reúnem na entrada do parque olímpico e no famoso parque à beira da Lagoa; aos próprios pés do Cristo Redentor no topo da montanha; em diversas casas onde estão hospedados estrangeiros por toda a cidade e na praia de Copacabana; entre favelas extensas, e em muitos outros lugares — todos por um propósito comum.

A oportunidade é grande, e Deus tem capacitado especialmente a igreja aqui no Brasil para um momento como este. Décadas de ministério permitiram que a Fiel desenvolvesse relações com as igrejas em todo o país, e enquanto estas duas semanas históricas se aproximavam, Ligonier e 9Marks supriram a Fiel com recursos evangelísticos adequados para a ocasião. Há dois anos, a Copa do Mundo forneceu uma oportunidade perfeita para demonstrar tal operação em uma escala menor, e muito planejamento logístico foi realizado para assegurar a distribuição eficiente dos materiais, bem como uma boa comunicação entre os pontos de entrega, à medida que a evangelização progredia.

Em Mateus 28, Jesus convocou a Sua igreja a ir a todas as nações, e durante estas duas semanas o Seu povo no Brasil tem a oportunidade de alcançar os confins da terra dentro de suas próprias fronteiras. O corpo de Cristo atravessou as portas de suas igrejas e foram às ruas. Observá-los colocar a mensagem do evangelho nas mãos de multidões que passam é verdadeiramente uma bela visão, e as palavras de C.S. Lewis vêm à mente, quando ele disse: “Não há pessoas comuns. Você nunca falou com um mero mortal. Nações, culturas, artes, civilizações — estes são mortais, e a sua vida é em relação a nós como a vida de um mosquito. Mas é com imortais que nos divertimos, trabalhamos, casamos, com quem discutimos e quem exploramos — horrores imortais ou esplendores eternos”.

Os Jogos terminarão, a contagem das medalhas será finalizada, aplaudida, e, então, lentamente esquecida. Por favor, una-se a nós em oração para que o fruto eterno desses dias se multiplique enquanto os nossos livros são abertos por curiosidade, enquanto os celulares completam o download, enquanto conversas ocorrem na calçada. De nossa parte, podemos saber pouco sobre os efeitos reais, mas temos a promessa do nosso Deus de que a Sua Palavra não voltará vazia, e por esta promessa somos encorajados a sair e proclamar a verdade para todas as pessoas.

Por: Simona Spear. © 2016 Voltemos ao Evangelho, Editora Fiel e Ligonier Ministries.
Fonte: Voltemos ao Evangelho

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail