O que tem valor para os homens é detestável para Deus

Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus”. Lucas 16:15

A maioria das pessoas quer parecer bem em público. A maioria das pessoas quer estar em alta, desejam ter seguidores e ser respeitável. Para algumas pessoas, no entanto, a aparência projetada para o público é tudo o que importa. Para alguns, a aparência é tudo.

É uma máscara necessária para encobrir os motivos reais do coração. Os fariseus nos dias de Jesus queriam parecer justos em público, queriam projetar um amor por Deus, mas Deus sabia o que havia em seus corações. Ele sabia que o que eles realmente amavam era o louvor das pessoas (João 12:43) e o dinheiro (Lucas 16:13-14).

O mundo, entretanto, honra o que os fariseus fazem. O mundo honra aqueles que colocam máscaras e constróem aparências projetadas para consumo público. O mundo honra-os porque o mundo só se importa com o que parece bom, não com o que é de verdadeiramente bom.

O mundo persegue a aprovação daqueles que se exaltam em público e elevam-se em alta. Se você quiser chegar à frente no mundo, então você nunca deve olhar por trás de suas máscaras, e nunca deve questionar seus motivos.

Deus conhece o coração

Deus, por outro lado, odeia o que os fariseus fazem. Deus detesta as máscaras, Ele quer o que é verdadeiramente bom, não o que meramente parece ser bom. Deus é mais gracioso para o miserável pecador que verdadeiramente se arrepende de coração do que o farisaico cujo coração nunca se arrepende por nada.

Na verdade, Deus irá justificar e exaltar o pecador, mas condenar e humilhar o fariseu (Lucas 18: 13-14). Se você quer receber o lado bom de Deus, então é melhor deixar cair as máscaras e tudo o que é falso e endireitar seus caminhos.

Deus quer verdadeiros discípulos que façam a Sua vontade por motivos que sejam sinceros e genuínos, não os fariseus que fazem demonstrações públicas de justiça para o louvor das pessoas e os benefícios que elas conferem. Deus detesta as impressões artificiais que são altamente estimadas pelo mundo, mas nascem de motivos que são realmente maus.

Devemos examinar os motivos de nossos corações constantemente. Devemos nos perguntar por que fazemos as coisas que fazemos. Somos discípulos verdadeiros, ou apenas um grupo de fariseus?

Fonte: Bíblia Comentada

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail