Caráter – Vivendo o Evangelho

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30)

Nunca tive a curiosidade de comparar este texto acima com 1 Tessalonicenses 5:19 até que uma leitura de um livro, presente de um amado amigo e irmão em Cristo, me chamou a atenção a isso. Afinal, o Espírito Santo pode ser entristecido e apagado, mas o que é uma coisa e o que é outra?

Meditando sobre isso em uma manhã de domingo, num raro momento de folga dos meus afazeres, balançava na rede na sala e Deus falou comigo a este respeito. Aleluia. Eu jamais por mim mesmo entenderia algo sobre nada disso.

O texto da carta de Paulo aos Efésios está falando desde o inicio do capítulo sobre questões de caráter. Andar segundo a vocação (atitudes), guardar a unidade (relacionamentos), chamados para diferentes ministérios (vocação), não ser meninos (maturidade), não andar como gentio (santidade), renovar a mente (aperfeiçoamento), parar de furtar (mudança), palavras para edificação (testemunho) – tudo isso se refere ao caráter da pessoa, não necessariamente sendo uma questão “espiritual” por si mesma, ainda que penso ser tudo de fundo espiritual. Quero dizer com isso que esses aspectos todos são do nosso lado e não do lado de Deus, inclusive, afirmo eu, que mesmo pessoas sem Deus podem atingir, no todo ou em parte, este elevado padrão de conduta, ética, bom comportamento, relacionamentos, etc.

Já no texto de Tessalonicenses Paulo começa falando do dia do Senhor, sobre o qual não temos qualquer influência. Ele fala sim de atitudes, de unidade, de gratidão, de oração. Mas muito menos e seu foco é no Reino e não em nós. O que se pode ver é que há, sim, uma distinção do outro texto, embora não haja conflito mas complemento. Fiquei fascinado, admito. Evangelho de verdade é isso, é aprender de Deus o tempo todo, beber da fonte, viver ligado no Trono.

Quando falamos do caráter estamos falando do lado humano da criação de Deus, daquilo que carregamos como pessoas, sejam estas dedicadas a Deus ou não. Então é possível mesmo tendo uma alma renovada e salva, uma conduta cristã, uma vida para o Senhor – sim é possível que no meu deslize, na minha fraqueza, na minha limitação eu o entristeça. Provoco nele um sentimento negativo, causo uma reação contrária Naquele que devia “se orgulhar” de mim. É triste, mas é fato. Minha alma pode então entristecer a Deus com alguma coisa que faço ou deixo de fazer (chamava-se isso de pecado, agora parece ter outros nomes).

Quando falamos de apagar o Espírito (ou extinguir em outras traduções) estamos falando do lado espiritual, não da alma. O Espírito Santo de Deus não pode ser morto, ou destruído. O sentido de apagado ou “extinto” se refere ao seu manifestar, sua movimentação, sua atuação. Neste sentido a tradução por apagar me soa mais fiel ao original. O Espírito Santo é uma pessoa, tem percepção e atuação. Nós podemos apagá-lo tal como podemos apagar uma fogueira, mas Ele pode reacender-se quando e como quiser pois Ele é Deus. Ainda assim, essa brincadeira sem graça de apaga-acende-apaga não é o que Deus deseja de nós.

Temos de encontrar, seja a forma como crermos nisso, um meio pelo qual o Espírito Santo de Deus possa fluir e agir com mais liberdade, rumo à total liberdade. Isso se dará na nossa alma e no nosso espírito. Nossa alma não pode mais entristecê-lo e nosso espirito não pode apagá-lo.

Como já aprendemos que o evangelho não é um mero conjunto de regras e sim um estilo de vida, nada me parece mais apropriado que abraçar, neste estilo de vida, atitudes que conspirem a favor e não contra estas duas coisas.

Como fazer isso? Eu não sei se encontro uma fórmula, mas sugiro começar lendo o Efésios 4 inteiro e 1 Tessalonicenses 5 inteiro. Colocando aquilo em prática na totalidade, quero crer que se faltar algo será pouco. É um belo desafio.

“Senhor, perdoa-me por Te entristecer e por Te fazer cessar de fluir em minha vida. Ensina-me o que devo fazer e deixar de fazer para viver mais de acordo com Tua Vontade para mim.“
Fonte:  ICHTUS

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail