O caminho mais fácil?

…Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto… (Êxodo 13:17)

O caminho da vida muitas vezes é difícil. Assim, se esperarmos que Deus sempre nos dê um caminho fácil, podemos ficar propensos a virar as costas para Ele quando a estrada ficar difícil.

Se você já pensou em fazer isso, pense no povo de Israel. Ao receber a liberdade dos egípcios após centenas de anos de escravidão, partiu para a Terra Prometida. Mas Deus não os enviou direto para casa. Ele “…não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto…” (Êxodo 13:17). Em vez disso, o Senhor enviou o povo pelo caminho difícil através do deserto. Naquele momento, isto os ajudou a evitar guerras (v.17), mas, no decurso do tempo, algo maior estava por acontecer.

Deus usou esse tempo no deserto para instruir e amadurecer aqueles a quem Ele tinha chamado para segui-lo. O caminho mais fácil os teria levado à calamidade. O longo caminho preparou o povo de Israel para a sua entrada bem-sucedida na Terra Prometida.

Deus é fiel, e podemos confiar nele para conduzir e cuidar de nós, seja o que for que enfrentarmos. Podemos não compreender a razão para o caminho em que estamos, mas podemos confiar nele para nos ajudar a crescer em fé e maturidade ao longo da jornada.

O tempo de Deus está sempre certo — espere pacientemente por Ele.

Por Dave Branon

Fonte: Ministério Pão Diário

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail