Pobreza e Riqueza!

“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta” – Zacarias 9:9.
Há neste texto acima, profético sobre a vinda de Jesus, algumas palavras que até parecem se contrapor. Palavras como REI – pobre; Montado num JUMENTO, ao invés de um cavalo. Por que?

REI, fala do domínio de Jesus Cristo na vida dos cristãos, e não rei na qualidade de um soberano rico, governador de muitas posses, embora, lógico, Cristo é o Senhor de tudo, entretanto, quando veio a terra Sua missão foi espiritual e não material. Basta ler Romanos 6:14 – Judas 4 – Filipenses 2:6-8.

POBRE – Jesus NÃO pregou riqueza material e tampouco a relacionou ao evangelho. Ele jamais afirmou: Olhe para uma pessoa rica e verá que ela é uma pessoa espiritual, enquanto que um pobre, igualmente o é pobre espiritualmente. Há ricos sendo pobres e pobres sendo ricos. (Provérbios 13:7).
Antes de nossa prosperidade material, devemos nos preocupar com a prosperidade espiritual. (2 Coríntios 8:9 – Lucas 21:3).

MONTADO NUM JUMENTO. Ora, porque não num garanhão branco? Afinal, o cavalo sempre foi símbolo de força e de poder, mas, Jesus contrariou as expectativas humanas demonstrando humildade montando num simples jumentinho. (João 12:14-15). Não será exatamente para atentarmos para Seu grande exemplo?

JUSTO e SALVO – No original é “justo e Salvador”. Aponta para a “justiça” que o evangelho deve produzir nos filhos de Deus e “salvação” como o objetivo maior do Evangelho, que é “salvar almas”. (2 Pedro 3:13 – 1 João 2:29 – 3:7,10 – Lucas 19:10 – 1 Timóteo 1:15).

Finalizando, A Palavra está dizendo: ALEGRA-TE MUITO, “você” que talvez não tenha alcançado o que almeja materialmente falando, todavia, já veio a ti o Rei Jesus e te tornou riquíssimo por toda eternidade e herdeiro de todas as incontáveis riquezas que jamais perecem.

Por Pr. Vilson Ferro Martins
Fonte: www.vozdotrono.com.br

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail