Qual o significado dos 153 peixes?

Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a praia. Ela estava cheia: tinha cento e cinqüenta e três grandes peixes. Embora houvesse tantos peixes, a rede não se rompeu. João 21:11

Existe algum significado para o número 153? Ou foi contado simplesmente para quantificar a pesca milagrosa?

Significado Central

Há uma grande diversidade de opiniões sobre esse assunto, mas uma coisa que praticamente todos os comentaristas e estudiosos concordam é:

A grande pesca significa que a salvação está aberta a todos e que a Igreja abrangerá homens de todas as nações, lugares, classes e povos.

Talvez a mais convincente de todas seja a teoria de São Jerônimo: na época, pensava-se que havia apenas 153 espécies de peixes em todo o mundo. Assim, os discípulos pegaram 153 peixes, significando que homens de todas as classes e tempos seriam salvos através do Evangelho.

Uma variante dessa teoria de São Jerônima alega que na verdade a pesca foi de 153 espécies de peixe, o que seria algo espantoso e por esse motivo eles contaram a quantidade.

Simbologia

Apesar da teoria de São Jerônimo ser a mais aceita, existe ainda uma infinidade de outras sugestões:

Gregório Magno diz: 10 e 7 são números perfeitos, que somados resultam em 17. Isto, multiplicado por 3, para a perfeição da fé na Trindade, faz 51. Isto, vezes 3 novamente, resulta em 153.

Agostinho diz: A captura de peixes nos fala da salvação dos homens, mas o homem não pode ser salvo sem guardar os 10 mandamentos.

Mas, por causa da queda, o homem não pode nem guardar os mandamentos sem a ajuda da graça e os 7 dons do Espírito Santo.

Além disso, o número 7 significa santidade, pois Deus abençoou o sétimo dia e o santificou (Gn 2:3). Mas 10 mais 7 é igual a 17, e se todos os números de 1 a 17 são somados (1 + 2 + 3… + 17), eles são iguais a 153.

Portanto, os 153 peixes significam que todos os eleitos devem ser salvos pelo dom da graça (7) e o seguimento dos mandamentos (10).

São Cirilo quebra 153 em 100 (o grande número de gentios a serem salvos), mais 50 (o menor número de judeus a serem salvos), mais 3 (a Trindade que salva a todos).

J, Ratzinger oferece outra interpretação, também baseada nos Padres. 17 é um fator de 153. 17 é o número de povos mencionados em Pentecostes. É um número de totalidade, plenitude. Então, 153 simbolizaria a universalidade da Igreja.

Conclusão

DA Carson observa:

“Muitos tentaram explicar o porque deveria haver 153 peixes. No nível puramente histórico, não é surpreendente que alguém os tenha contado, seja como parte de dividi-los entre os pescadores em preparação para a venda, ou porque um dos os homens ficaram tão estupefatos com o tamanho da captura que ele disse algo assim: “Você pode acreditar? Eu me pergunto quantos são?”

Albert Barnes:

O número é mencionado porque parece ter sido algo muito incomum, e foi particularmente gratificante e marcante para eles depois de terem passado a noite toda e não pegaram nada. Isso os convenceu de que não era outro senão o mesmo Salvador que tantas vezes operou maravilhas diante deles que agora estava com eles.

Fonte: Biblia Comentada

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail