Provações ardentes

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações. (Tiago 1:2)

O fogo pode ser um dos piores inimigos das árvores. Mas também pode ser útil. Especialistas dizem que incêndios pequenos e frequentes, chamados de “incêndios frios” limpam o solo da floresta acabando com as folhas e galhos mortos, mas não destroem as árvores. Eles deixam cinzas que são perfeitas para o crescimento das sementes. Surpreendentemente, incêndios de baixa intensidade são necessários para o crescimento saudável das árvores.

Da mesma forma, provações — retratadas como fogo na Bíblia — são necessárias para nossa saúde e crescimento espiritual (1 Pedro 1:7; 4:12). Tiago escreveu: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:2-4).

Nas provações, os propósitos de Deus geralmente se realizam. Ali as condições são adequadas para crescermos em maturidade espiritual, nos equipam para viver e refletir Jesus mais acuradamente a um mundo que precisa tanto dele.

Nas mãos do Pai, nossas provações podem alcançar os Seus propósitos para o nosso bem e Sua honra. E nos moldar à semelhança de Seu Filho.

Por Bill Crowder

Fonte: Ministério Pão Diário

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail