A fundamental disciplina no lar

E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor. Caminhando como servos” (Efésios 6:4)

1. Deus requer disciplina no lar; se o lar vai mal o mundo vai mal
2. Disciplina deve exaltar a Deus.
3. A disciplina no lar deve ser preventiva e não corretiva
necessariamente. Devemos ensinar antes do filho errar.

O evangelista Moody disse que educar pessoas é educar almas.

Deus nos forneceu, por meio da família o melhor exemplo de gestão de uma sociedade. Não é à toa que a família é definida como a célula primeira e fundamental da sociedade. Se a família for bem governada, a sociedade também será.

A razão é por que a sociedade é composta por famílias. É famílias bem estruturadas fornecerão as melhores e mais consistentes bases para a sociedade. Ao contrário, famílias desajustadas darão origem ao sociedades caóticas.

Entendemos, portanto, que a disciplina na sociedade se inicia com a disciplina na família. Pais que orientam seus filhos no temor do Senhor, esposas que sigam a liderança de seus maridos, maridos que amem e sirvam suas esposas, filhos que obedeçam a seus pais, no Senhor, gerarão uma rede de cidadãos bem orientados, respeitosos,
cheios de boas intenções para sua cidade.

A Bíblia nos adverte em vários lugares quanto à necessidade de estabelecer famílias governadas pelo Senhor. Maridos, esposas, pais, filhos devem viver debaixo da orientação de Cristo. Um dos textos em que essa ênfase está presente é o de Efésios 6:4, o qual passamos a analisar.

Nossa responsabilidade é a de educar almas. Nossos filhos devem ser disciplinados por nós porque temos autoridade de pais para isso. Não podemos ser semelhantes ao rei Davi que foi muito permissivo na educação de seu filho Absalão.

A disciplina deve começar no lar. Tanto a disciplina corretiva quanto a corretiva devem iniciar na família. Se a família abandona sua função de orientar seus membros, sobretudo os menores, essa falta perdurará em outras gerações, gerando igrejas enfraquecidas e uma sociedade sem bases. A disciplina deve ser um dos pilares da família.
Ela deve existir na família para glorificar a Deus e edificar seus membros.

Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. (Apocalípse 5:13)

EBD 16/09/18
Prof. Pastor Janderson

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail